sexta-feira, 28 de maio de 2010

O triste episódio ocorrido durante as obras da estrada Belém-Brasília

No dia 15 de janeiro de 1959, quando os operários trabalhavam na abertura da mata, em Açailândia (MA), para a construção da estrada Transbrasiliana (Belém-Brasília), uma árvore foi derrubada e atingiu a barraca onde se encontrava o engenheiro Bernardo Sayão, ferido gravemente. Aos 57 anos de idade, não resistiu, sendo o primeiro corpo enterrado no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Formado em Agronomia e Medicina Veterinária, Bernardo Sayão visitou pela 1ª vez o Estado de Goiás, em 1939, quando demonstrou interesse pela região e desenvolveu alguns trabalhos.

Em 1941, Getúlio Vargas lhe incumbiu a direção da implantação de uma Colônia Agrícola no interior de Goiás; concluiu a estrada de 142 km que ligava a Colônia Agrícola à cidade de Anápolis, em 1944; foi eleito Vice-Governador do Estado de Goiás, em 1954; foi nomeado como um dos diretores da NOVACAP, em 1956; e, por fim, em 1958 aceitou a proposta de Juscelino Kubitschek para construir a estrada Transbrasiliana (Belém-Brasília), em que acompanhou pessoalmente as obras. Mas o acidente o impediu de presenciar a inauguração de Brasília e a rodovia Belém-Brasília.
Patrícia Faria

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