sábado, 22 de maio de 2010

Metropolitana, bairro histórico do Núcleo Bandeirante

A Metropolitana, espécie de bairro do Núcleo Bandeirante, teve a sua origem no acampamento montado para abrigar os engenheiros e trabalhadores da Companhia Metropolitana de Estradas, empresa responsável pelas obras de terraplanagem da pista de pouso de aviões, futuro aeroporto de Brasília. Com o adensamento populacional do Núcleo, a Metropolitana integrou-se ao tecido urbano da cidade. A fixação da Metropolitana também ocorreu com a luta dos moradores, em 1983. O parcelamento proposto para a fixação tentou, de alguma forma, manter o arruamento original do acampamento, mas a rigidez da legislação urbana, que não foi adaptada às necessidades da preservação de uma localidade remanescente de um acampamento pioneiro, acabou por contribuir para a descaracterização do local.


Com a urbanização, a Metropolitana perdeu as características históricas. Porém alguns monumentos foram preservados como a bica d’água, o campo de futebol, a Igreja Nossa Senhora Aparecida e a Escola da Metropolitana (hoje Centro de Ensino da Metropolitana), esta última, tombada como patrimônio histórico do DF.

Um comentário:

  1. Nasci em Maio de 1957 em vianopolis go, de imediato minha mãe voltou para a metropolitana onde meu pai já trabalhava. A empresa metropolitana dava casa muitíssimo boa aos funcionarios.

    ResponderExcluir